Os acionistas podem receber direitos de subscrição quando uma empresa planeia angariar capital através de uma emissão de direitos. Uma emissão de direitos permite que os acionistas comprem novas ações da empresa a um preço de subscrição pré-determinado, geralmente inferior ao preço atual de mercado. Os investidores que estão elegíveis para receber os direitos recebê-los-ão na sua conta antes da abertura do mercado na ex-date, a data de registo das ações para serem elegíveis para receber os direitos, ou o primeiro dia de negociação, se aplicável.
As empresas podem emitir direitos transacionáveis, o que permite aos investidores negociar os direitos de subscrição na bolsa. Neste caso, os investidores que não possuem ações da empresa podem negociar os direitos de subscrição e/ou participar na emissão dos direitos. As empresas podem também emitir direitos não transacionáveis, caso os investidores não possam negociar os direitos de subscrição em qualquer bolsa de valores.
Se recebeu direitos de uma emissão de direitos ou adquiriu direitos na bolsa, tenha em atenção que se não fechar a sua posição até ao último dia de negociação ou se não ou exercer os seus direitos antes do prazo, os direitos irão tipicamente expirar sem valor.
A DEGIRO informará os clientes que tenham recebido direitos de uma emissão de direitos via e-mail, incluindo os detalhes da ação corporativa e instruções sobre como subscrever os direitos. Se recebeu direitos e não recebeu um e-mail nosso, ou se tem uma pergunta relacionada, pode contatar a nossa equipa de Ações Corporativas através do e-mail ca@degiro.pt.
Para mais informações sobre ações corporativas, tais como emissão de direitos, pode consultar a página de Acionistas e Investidores da empresa relevante. Note que o prazo de subscrição na DEGIRO pode diferir do prazo de mercado mencionado no prospeto de emissão de direitos.