A utilização de uma Conta Caixa é uma forma segura e eficaz de guardar o seu dinheiro que está disponível para investir. Todo o dinheiro que se encontra na Conta Caixa pode ser usado diretamente para negociar na sua conta de investimento.
Infelizmente, as Contas Caixa como todas as outras contas bancárias que dependem das taxas de juro estabelecidas pelo Banco Central Europeu - têm um lado negativo. Nomeadamente, a possibilidade de uma taxa de juros negativa. A taxa de juros oferecida pelo flatexDEGIRO Bank para a Conta Caixa que é denominada em Euros é actualmente de -0,50%. Para todas as outras contas de caixa, não existe atualmente uma taxa de juros negativa.
No entanto, para limitar os custos de investimento connosco, compensamos parcialmente estes custos de juros negativos. Isto é realizado sem compromisso futuro da seguinte forma:
- A compensação apenas será concedida pelos primeiros 2.500 euros disponíveis na Conta Caixa para a sua moeda base local (Euro). Os juros negativos sobre montantes superiores a este não serão compensados.
- No caso de ter ocorrido uma despesa de 350 euros ou mais em comissões de transação (compra/venda) durante um período de 60 dias, será dada uma compensação pelos primeiros 100.000 euros disponíveis na Conta Caixa na sua moeda base (Euro). Isto será revisto no início de cada mês.
Como funciona?
Todos os dias às 14:00 CET, enviaremos um ficheiro ao flatexDEGIRO Bank com o saldo de caixa do dia anterior no fecho do mercado (22:00 CET) para cálculo da taxa de juro. As taxas de juros serão calculadas multiplicando esse saldo pela taxa de juros negativa e pelo número de dias em que o saldo da conta caixa se manteve inalterado. Estes cálculos são visíveis através dos 'Relatórios Conta Caixa ' na secção 'Relatórios' do separador 'Atividade'.
Por exemplo, digamos que detém 3.000 euros na sua conta caixa, com uma taxa de juros de -0,50% anual, durante um ano inteiro. O total dos encargos com juros será de 15 euros. Porque iremos compensar os encargos que foram gerados pelos primeiros 2.500 euros, o custo total para si será de 2,50 euros.
Note que o limite de compensação irá aumentar no caso de uma despesa de mais de 350 euros em comissões de transação durante um período de 60 dias. Em tal cenário, todos os custos de juros gerados pelos primeiros 100.000 euros serão compensados.