O que é a análise técnica e como funciona?

Depois de ter uma conta DEGIRO, ganha instantaneamente acesso a mais de cinquenta mercados em trinta países com o premir de um botão. O que fazer a seguir é a grande questão. Muitas pessoas já sabem no que querem investir. Outras querem passar algum tempo pesquisando onde querem colocar seu dinheiro.

Quando se trata de escolher ações, existem duas escolas de pensamento sobre como fazer as coisas: análises técnicas e fundamentais. Neste artigo, explicaremos a análise técnica e mostraremos como começar a usar algumas das ferramentas mais avançadas disponíveis na sua conta DEGIRO. Leia o nosso artigo sobre análise fundamental aqui.

Análise técnica de ações

A análise técnica não responde à pergunta "o que comprar", mas "quando comprar". Recorre-se à análise estatística para usar informações comerciais.

Os proponentes da análise técnica não estão a tentar descobrir se uma ação está sob ou subvalorizada, mas se pode esperar-se que o preço da ação suba ou caia com base no histórico de negociação anterior em relação aos padrões anteriores dos seus movimentos de preço.

Padrões de gráficos

A sua plataforma de negociação DEGIRO oferece uma ampla gama de opções para personalizar os gráficos dos seus investimentos. Isso inclui a opção de alterar o intervalo de datas, o intervalo em que os resultados são relatados e o tipo de gráfico. Por padrão, verá o gráfico de linha simples (topo na Figura 1), mas também pode mudar para um gráfico de velas ou OHLC (de barras), que fornece um pouco mais de informações do que simplesmente o último preço de cada dia de negociação.

Além disso, com o código de cores, verá o preço positivo em verde e um preço negativo em vermelho, o que ajuda a distinguir as tendências. No topo destes gráficos, também pode sobrepor um índice, como o EURO STOXX 50 ou o S&P 500, para comparar se a ação que está a analisar bateu a marca de referência relevante.

Exemplos de gráficos de linha, vela e OHLC

A primeira coisa a fazer ao iniciar a análise técnica é aprender alguns dos padrões que normalmente verá ao examinar os gráficos de ações. Esses movimentos gerais são chamados de tendências e aprender o básico é a chave para começar com a análise técnica.

A tendência ascendente é simples de identificar. Assim como a tendência descendente. Se analisar qualquer ação por um período de tempo, longo o suficiente, é quase certo que verá ambas as tendências, pelo menos por algum período de tempo.

Passando para padrões mais complicados, podemos discutir o que acontece quando uma tendência ascendente se torna uma tendência descendente. Isto é conhecido como reversão. Às vezes, isto vai acontecer de repente, formando um V. Outras vezes, o movimento pode ser gradual.

Exemplos de gráficos de tendência ascendente e descendente

As tendências das ações geralmente movem-se em dois níveis: suporte e resistência. Como os nomes indicam, o suporte é um nível de preço que o preço da ação luta contra para cair. Da mesma forma, o nível de resistência é o nível de preço pelo qual a ação tem dificuldade em ultrapassar.

Um dos padrões mais conhecidos observados nos mercados é o padrão de cabeça e ombros. Nesse padrão, a cabeça representa o nível de resistência que o preço da ação está a lutar para superar, enquanto o pescoço (a depressão entre a base dos ombros e a cabeça se encontra) representa o nível de suporte, pois atua para manter o preço da ação acima de um certo nível, mesmo seguindo uma tendência de baixa.

Exemplo de padrão de cabeça e ombros

Indicadores de análise técnica

Uma conta de negociação DEGIRO também dá acesso a vários indicadores diferentes para adicionar aos gráficos do produto. Na página do produto, pode clicar no botão gráfico interativo e uma nova janela será aberta.

Exemplo de gráfico interativo da plataforma DEGIRO

As primeiras ferramentas que verá são o gráfico do preço da ação na parte superior e o volume na parte inferior. O volume é a quantidade de ações negociadas num determinado dia. O volume é normalmente exibido como uma série de gráficos de barras verticais, onde um gráfico de barras mais alto significa que mais ações foram negociadas num determinado dia. Embora a maioria dos investidores esteja sempre bem consciente do preço dos seus investimentos, é vital, ao realizar qualquer tipo de análise técnica, levar em consideração o volume do instrumento.

Algumas opções adicionais permitem marcar os dias em que a empresa emitiu um dividendo ou desdobramento de ações, mas o foco principal para aqueles que procuram concentrar-se nos técnicos é a seleção de indicadores.

Embora haja mais de vinte para escolher, veremos neste artigo alguns dos indicadores mais comumente usados. Esta lista não é, de forma alguma, uma lista abrangente.

O que são medias móveis?

Talvez o indicador técnico usado de forma mais comum sejam as médias móveis. As médias móveis são médias ponderadas usadas para estimar a direção atual de uma tendência. Usar um valor médio ponderado ao longo de um período de tempo ajuda a suavizar as flutuações do dia a dia e dá uma indicação mais clara da tendência geral. Na plataforma de negociação, pode definir uma média móvel com um determinado período de duração (n).

os investidores passivos visam minimizar o risco durante um longo período de tempo.

No gráfico acima, pode ver a aplicação da média móvel simples, uma para a média móvel de dez dias (a verde), bem como uma média móvel de cinquenta dias (a vermelho). Em comparação com os movimentos diários da ação (que pode considerar como uma média com um período de duração de um), vê que quanto mais longo o período de tempo definido, mais suave a linha de tendência.

Indicadores de tendência

Como o nome indica, os indicadores de tendência tentam mostrar em que ponto uma nova tendência começa. Um indicador de tendência popular é o Moving Average Convergence / Divergence (MACD). O indicador é composto por uma média móvel de curto e longo prazo. Quando a média de curto prazo está acima da média de longo prazo, isso sinaliza um momento positivo, enquanto os períodos em que a média de longo prazo excede o curto prazo, sinalizam um momento de baixa.

O MACD sinaliza uma mudança na direção da tendência e o início de uma nova tendência. O MACD é medido numa escala de um para um, onde o MACD acima de zero sinaliza uma compra e o MACD abaixo de zero sinaliza uma venda.

Indicadores de volume

O último tipo de indicador que encontrará são os indicadores de volume. Além do gráfico de barras de volume que é exibido na ferramenta, esses indicadores podem ajudar a entender como o volume de negociação de ações pode determinar a força de uma tendência de preço.

Um exemplo é o On Balance Volume (OBV). Este é o total acumulado do volume de compra e venda. Uma série de altos e baixos indica uma tendência mais forte, enquanto um OBV plano indica uma falta de tendência. O Money Flow Index usa um “preço típico” estimado (uma média do preço alto, baixo e de fecho) junto com números de volume para estimar se um título está a ser sobrecomprado ou sobrevendido.

exemplo de gráfico de indicadores de volume

Quão confiável é a análise técnica?

Para quem está a começar com a análise técnica, perceberá rapidamente que estes indicadores são extraordinariamente personalizáveis e abertos à interpretação. Como tal, é uma boa ideia experimentar várias estratégias e usar os indicadores em combinação uns com os outros para produzir resultados significativos ao negociar. Na DEGIRO, somos abertos e transparentes sobre os riscos que vêm com o investimento.

Antes de começar a investir, há uma série de fatores a serem considerados. Isso ajuda a pensar sobre quanto risco está disposto a correr e quais produtos correspondem ao seu conhecimento. Além disso, não é aconselhável investir com dinheiro de que possa necessitar no curto prazo ou assumir posições que possam causar dificuldades financeiras. Tudo começa ao pensar sobre que tipo de investidor deseja ser. Pode ler mais sobre os riscos de investir na nossa página Documentos de Serviços de Investimento ou na nossa página dedicada a risco.

As informações contidas neste artigo não foram escritas para fins de consultoria, nem têm a intenção de recomendar quaisquer investimentos. Investir envolve riscos. Pode perder o (parte do) seu depósito. Aconselhamos a investir apenas em produtos financeiros que correspondam ao seu conhecimento e experiência.

backtotop

A sua viagem de investimentos começa aqui

Abra uma conta gratuita e junte-se a mais de 2,5 milhões de investidores na nossa plataforma de fácil utilização.

Abra a sua conta

Nota:
O investimento envolve riscos. Pode perder (uma parte) do seu capital investido. Aconselhamo-lo a investir apenas em produtos financeiros que correspondam ao seu conhecimento e experiência. Isto não é um conselho de investimento.

O investimento envolve riscos.

icon_close

Queremos capacitar as pessoas no sentido de se tornarem nos melhores investidores que possam ser. Ao oferecer um universo de possibilidades e escolhas na nossa plataforma de fácil utilização, estamos a remover barreiras para tornar o investimento acessível a todos: principiantes ou experientes. Na DEGIRO tem acesso a uma grande variedade de produtos em mais de 50 bolsas globais para ter a liberdade de investir da forma que desejar. No nosso mundo, também mantemos uma boa relação qualidade/preço. Assim, sem comprometermos a nossa qualidade, segurança e gama dos nossos serviços de investimento, oferecemos taxas baixas. Dar prioridade às suas necessidades fez com que nos tornássemos na principal corretora a nível europeu. Os nossos mais de 2,5 milhões de clientes e mais de 90 prémios internacionais são a prova do nosso sucesso.