Uma forma alternativa cada vez mais popular de levar as empresas a público é através de uma empresa de aquisição com fins especiais (SPAC). Se não conhece as SPAC, talvez já tenha ouvido falar da Virgin Galactic, Nikola ou DraftKings, que tomaram todos a rota da SPAC para se tornarem públicas.
Neste artigo, fornecemos informação de base sobre os SPACs e discutimos o quanto eles têm crescido em popularidade nos últimos anos.
O que é um SPAC?
Os SPACs são empresas que se tornam públicas para angariar capital a fim de adquirir ou fundir-se com empresas já existentes. São também conhecidas como 'empresas de cheques em branco' porque muitas vezes não têm um alvo declarado para aquisição quando são formadas. Os investidores da oferta pública inicial (OPI) não conhecem, portanto, a empresa em que acabarão por investir. Os SPAC também não têm quaisquer operações comerciais existentes no momento da sua OPI.
Como funciona uma SPAC?
Uma SPAC angaria dinheiro através de uma OPI no qual ações e warrants do SPAC são agrupados e vendidos como uma unidade, geralmente por $10. Após a OPI, as unidades separam-se em ações e warrants que podem ser negociados no mercado.
Os proveitos da OPI são então mantidos num fundo fiduciário e serão utilizados numa data posterior para uma aquisição. Após a OPI, a SPAC terá normalmente dois anos para nomear uma empresa para adquirir e completar a aquisição. Se a aquisição não for concluída dentro do prazo estabelecido, os ativos do fundo fiduciário são liquidados e devolvidos aos acionistas.
No caso de os investidores não gostarem da aquisição planeada, podem vender as suas ações, mas podem manter os warrants. Portanto, se uma aquisição correr melhor do que o investidor que optou por não participar, o investidor pode comprar mais ações, entregando os seus warrants e colocando um preço fixo por ação, normalmente $11,50, em algum momento no futuro. Isto pode ser atraente para aqueles que acreditam que os preços das ações da empresa resultante da aquisição da SPAC irão aumentar depois de esta se tornar pública.
Após a aquisição, o símbolo e o nome da SPAC mudam frequentemente e refletem a empresa que foi adquirida. Os termos do mandato permanecerão os mesmos, mas serão convertíveis em ações sob o novo nome e símbolo.
Em comparação com as OPVs tradicionais, ser adquirido por ou fundir-se com uma SPAC é geralmente uma forma mais eficiente de tornar uma empresa pública em termos de custos e mais rápida em termos de tempo. O processo tradicional de OPI pode levar meses, enquanto o processo SPAC pode levar semanas.
O que é um exemplo de uma SPAC?
Para aprofundar a sua compreensão do que é e como funciona uma SPAC, utilizaremos como exemplo uma das SPACs mais importantes. Em 2017, uma empresa de fachada chamada Social Capital Hedosophia (SCH) começou a negociar sob o ticker IPOA.
Em julho de 2019, a Virgin Galactic anunciou que iria fundir-se com a SCH, através da qual a SCH iria adquirir 49% da Virgin Galactic, resultando numa empresa chamada Virgin Galactic Holdings. A transação foi então concluída em outubro de 2020. As ações ordinárias, unidades e warrants da Virgin Galactic Holdings começaram então a ser negociadas sob os tickers 'SPCE', 'SPCE.U' e 'SPCE WS', respetivamente. (Em março de 2020, a Virgin Galactic anunciou o resgate dos seus warrants em circulação, pelo que agora só é possível transacionar ações da Virgin Galactic).
Como é que as SPACs cresceram em popularidade?
A primeira listagem registada de uma SPAC data de 1993, mas só recentemente é que ganharam muita tração. De acordo com a Bloomberg, as SPACs angariaram cerca de 41 mil milhões de dólares desde o início do ano até ao final de setembro. Em perspetiva, isto é, mais do que o montante angariado nos últimos dez anos no seu conjunto. Dos 41 mil milhões de dólares, cerca de 29 mil milhões de dólares foram angariados desde 1 de julho. A Bloomberg observou também que as SPACs representaram cerca de 40% do volume de OPI deste ano.

Investir através da DEGIRO
Gostaria de investir numa SPAC? Inicialmente, quando uma SPAC começa a negociar, normalmente fá-lo como uma unidade, tal como mencionado. Não oferecemos investimento em unidades, contudo, uma vez que as unidades sejam divididas em ações e warrants, é possível investir nas ações através da nossa plataforma. Também é possível investir em ações de uma empresa resultante de uma aquisição SPAC quando a empresa resultante começar a negociar com o seu novo nome e ticker.
Com uma conta DEGIRO, pode investir numa multiplicidade de produtos financeiros, em mais de cinquenta bolsas em trinta países. Para mais detalhes, visite a nossa página de Produtos e Mercados.
Abrir uma contaA informação contida neste artigo não é redigida para fins de consultoria, nem pretende recomendar quaisquer investimentos. Deverá estar ciente de que os factos podem ter mudado desde que o artigo foi originalmente escrito. O investimento envolve riscos. Pode perder (uma parte) do seu depósito. Aconselhamo-lo a investir apenas em produtos financeiros que correspondam aos seus conhecimentos e experiência.
Fontes: Bloomberg, Investopedia, Financial Times, Wall Street Journal, Business Insider