Quando se ouve 'a maior empresa do mundo', é tipicamente em termos de capitalização de mercado, ou seja, de market cap. Market cap é o valor das ações em circulação de uma empresa cotada em bolsa. Para o calcular, multiplica-se o número de ações em circulação pelo preço atual de mercado por ação. Conhecer o market cap de uma empresa pode ajudá-lo a determinar a sua dimensão relativa. Embora algumas das empresas mencionadas não tenham um market cap acima de $1 bilião, cada uma delas esteve acima desse limite em algum momento durante os dois primeiros meses de 2020. Facto engraçado: as empresas 2 a 5 desta lista começaram todas numa garagem.
1. Saudi Aramco
A Saudi Arabian Oil Company é a maior empresa do mundo por market cap com uma avaliação de 6,60 biliões de SAR (1,76 biliões de dólares/ 1,62 biliões de euros) [1][2] . Também conhecida como Saudi Aramco, é uma empresa de petróleo e gás com sede em Dhahran, Arábia Saudita. As suas origens remontam à década de 1930, quando foi assinado um Acordo de Concessão entre a Arábia Saudita e a Empresa Petrolífera Standard da Califórnia (SOCAL). Para gerir o acordo, foi criada uma subsidiária chamada California Arabian Standard Oil Company (CASOC), que mais tarde se tornaria a Saudi Arabian Oil Company na década de 1980. Após anos de busca e escavação, foi encontrado petróleo nos desertos sauditas e a empresa cresceu rapidamente, tendo sido produzidos 500.000 barris de petróleo por dia em 1949.
A Saudi Aramco fez manchetes no ano passado quando a sua oferta pública inicial (OPI) a 11 de dezembro estabeleceu o recorde como a maior OPI de sempre. Antes da sua OPI, a empresa tinha sido propriedade exclusiva do governo da Arábia Saudita. Havia muito debate em torno da qual a troca de informações iria oferecer a sua cotação inicial. No final, a empresa decidiu listar localmente na Tadawul, a bolsa de valores da Arábia Saudita. No seu segundo dia de negociação, o preço das ações aumentou 10% e a sua valorização ultrapassou a marca dos 2 biliões de dólares.
Para dar alguma perspetiva à dimensão da Saudi Aramco, o seu market cap é maior que o da Exxon Mobil ($229,33 biliões de dólares/ 210,79 biliões de euros)[3], Royal Dutch Shell ($181,43 biliões de dólares/166,77 biliões de euros)[4] e Chevron ($189,27 biliões de dólares/173,98 biliões de euros)[3] combinados.
Infelizmente, a DEGIRO não se oferece para negociar no Tadawul onde a Saudi Aramco está listada. Por conseguinte, não é possível adquirir ações da Saudi Aramco através da DEGIRO.
2. Microsoft
Em segundo lugar vem a Microsoft, com um market cap de 1,28 biliões de dólares (1,18 biliões de euros)[3]. Mundialmente conhecida pelo seu software Windows e OfficeSuite, a empresa tornou-se a maior empresa tecnológica desde o seu humilde início em 1975. Os amigos Bill Gates e Paul Allen, fundaram a empresa depois de ambos terem abandonado a faculdade. Começaram por desenvolver e vender um intérprete de código de programação para o Altair 8800, um microcomputador criado pelo MITS. A Microsoft continuou a crescer e acabou por se tornar pública em 1986, angariando 61 milhões de dólares (56,07 milhões de euros)[3] na sua OPI.
A empresa divide agora as suas operações comerciais em três segmentos, Produtividade e Processos Empresariais, Nuvem Inteligente, e Computação Pessoal. Alguns dos seus produtos incluem sistemas operativos, serviços de computação em nuvem, aplicações de soluções empresariais, computadores, tablets, consolas de jogos, telefones e videojogos.
A Microsoft perdeu muitas tendências informáticas no início dos anos 2000 e confiou no seu sistema operativo, Windows, como uma fonte principal de receitas. Sob a liderança do CEO Satya Nadella, a empresa começou a colocar esforços e recursos no negócio da computação em nuvem, especificamente com o seu serviço Azure, apesar de ter ficado anos atrás da Amazon neste mercado. Ao longo do tempo, os serviços de cloud computing da Microsoft tornaram-se uma fonte de receitas significativa para a empresa. O Azure não é o único componente do segmento Nuvem Inteligente, contudo, o segmento como um todo representou 32% da receita total no último trimestre.
Para além das suas próprias marcas, a Microsoft acrescentou outras empresas à sua carteira ao longo dos anos. A maior aquisição de todas elas foi a LinkedIn. A Microsoft comprou a empresa em dezembro de 2016 por 26,2 mil milhões de dólares (24,08 mil milhões de euros)[3]. Alguns outros exemplos são Hotmail, Skype, GitHub e Minecraft.
A Microsoft negoceia sob o código ISIN US594949181045 na NASDAQ, Xetra, Börse Frankfurt e SIX Swiss Exchange.
3. Apple
Não muito atrás da Microsoft está a Apple, com um market cap de 1,26 biliões de dólares (1,16 biliões de euros)[3]. Foi fundada em 1976 por Steve Jobs e Steve Wozniak na Califórnia, nos Estados Unidos. Havia um terceiro fundador chamado Ronald Wayne, mas rapidamente deixou a empresa e vendeu as suas ações por 800 dólares, uma decisão de que se pode agora arrepender.
O primeiro produto da Apple foi o Apple I, que era um computador que não tinha teclado nem monitor. Antes de lançar o primeiro computador Macintosh, a Apple lançou a sua OPI em dezembro de 1980, angariando um pouco mais de 100 milhões de dólares (91,93 milhões de euros)[3]. Com o Flash a avançar para o início dos anos 2000, a Apple lançou o iMac e o iPod, e acabou por estrear o primeiro iPhone em 2007.
Atualmente, os segmentos de negócio da empresa incluem o iPhone, Mac, iPad, Wearables Home e Acessórios, e Serviços. Durante sete anos antes de 2019, mais de 50% das receitas da Apple tinham vindo principalmente de iPhones. Após a Apple ter lançado os seus números do 1º semestre de 2019, este não foi o caso, com as vendas de iPhone a representarem 48,29% das receitas da Apple. Contudo, a empresa abraçou esta mudança e está a diversificar os seus fluxos de receitas com produtos tais como AirPods, Apple Card, e Apple TV+.
O código ISIN da Apple é US0378331005 e está disponível para negociar na NASDAQ, Xetra, London Stock Exchange, Börse Frankfurt e SIX Swiss Exchange.
4. Amazon
Um market cap de 982,05 mil milhões de dólares (902,41 mil milhões de euros)[3] faz da Amazon a quarta empresa mais valiosa do mundo. A Amazon foi fundada em 1994 por Jeff Bezos. Começou inicialmente como livraria online e tornou-se pública em maio de 1997 com uma OPI que angariou 54 milhões de dólares (49,62 milhões de euros)[3]. Um ano mais tarde, a Amazon acrescentou categorias de produtos adicionais à sua oferta. A empresa registou um rápido crescimento e 20 milhões de artigos foram enviados para 150 países em 1999.
A Amazon é agora um dos maiores retalhistas online e também oferece uma série de outros produtos e serviços, incluindo os seus serviços de cloud computing chamados Amazon Web Services (AWS). AWS é um grande actor no mercado das nuvens, particularmente no sector IaaS. Gartner publicou um artigo em 2018 que indicava que o AWS representa 47,8% da quota de mercado global da IaaS.
A Amazon está disponível para comércio na NASDAQ, Xetra, Börse Frankfurt e Borsa Italiana sob o código ISIN US0231351067.
5. Alphabet
A Alphabet juntou-se ao clube de $1 bilião pela primeira vez em janeiro de 2020 e é a quinta maior empresa, com um market cap de $953,57 mil milhões (876,24 mil milhões de euros)[3]. Antes de 2015, a Alphabet era conhecida como Google, mas a empresa decidiu reorganizar-se sob uma nova empresa-mãe. Em 1995, os fundadores da Google Larry Page e Sergey Brin conheceram-se na Universidade de Stanford, onde começaram a trabalhar num motor de busca chamado Backrub, que mais tarde se tornou Google. Nove anos mais tarde, a Google lançou a sua OPI com uma valorização de 23 mil milhões de dólares (21,13 mil milhões de euros)[3].
A Alphabet decompõe os seus relatórios financeiros em duas categorias: Google e 'Outras Apostas'. As empresas e produtos que se enquadram na categoria Google são subsidiárias da Google, tais como Google Ads, Google Cloud, Chrome, YouTube e Android. Outras Apostas incluem empresas como a Calico, Verily, Waymo, X, e CapitalG, por exemplo. A grande maioria das receitas provém do setor Google, uma vez que apenas 0,4% das receitas vieram de Outras Apostas no quarto trimestre de 2019.
A Alphabet é comercializada na NASDAQ sob os dois tickers GOOG e GOOGL. As ações que negoceiam sob o ticker GOOGL são categorizadas como ações de Classe A e GOOGL são categorizadas como ações de Classe C. A principal diferença entre as duas é em termos de direitos de voto. As ações de classe A negoceiam sob o ISIN US02079K3059 e estão disponíveis na NASDAQ, Xetra, Börse Frankfurt, London Stock Exchange e SIX Swiss Exchange. As ações de classe C negociam sob o código ISIN US02079K1079 e estão disponíveis na NASDAQ, Xetra, Börse Frankfurt e London Stock Exchange.

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Bloomberg, The New York Times, Saudi Aramco, Forbes, History.com, Investopedia, Gartner, Yahoo Finance
Limites máximos do mercado a partir de 25.02.20
Taxas de conversão a partir de 25.02.20
[1] 1 SAR = 0,27 USD
[2] 1 SAR = 0,24 EUR
[3] 1 USD = 0,92 EUR
[4] 1 EUR = 1,09 USD