Este Verão tem sido particularmente quente em muitos lugares do mundo, tornando difícil ignorar as realidades das alterações climáticas. Para além do aumento das temperaturas, a crise climática também pode impactar os seus investimentos a curto e longo prazo. Embora apresente riscos em algumas áreas, também oferece oportunidades noutras.
O que é o risco climático?
Quando pensamos nas implicações da mudança climática, podemos concentrar-nos nos impactos ambientais que ela tem. Mas a mudança climática também pode ter impacto no seu portefólio. O risco climático é um grande guarda-chuva de risco de investimento e é tipicamente dividido em duas categorias - risco físico e risco de transição.
- Risco físico é a possibilidade de catástrofes naturais e outros eventos climáticos ligados ao aumento da temperatura, tais como inundações, secas, calor e incêndios, tendo impactos diretos e indiretos nas instalações, cadeias de fornecimento, empregados, clientes e muito mais. Alguns exemplos de risco físico são:
- Danos/destruição de bens e edifícios
- Perturbações na cadeia de abastecimento
- Recursos e disponibilidade de mão-de-obra
- Responsabilidades de seguradoras
- Disrupção do abastecimento de alimentos e água
- Risco de transição é qualquer risco que surja através dos meios em prática para passar da dependência da energia baseada no carbono para um futuro com baixo teor de carbono. O risco de transição inclui quatro subcategorias: risco político e legal, risco tecnológico, risco de reputação e risco de mercado. Alguns exemplos que se encontram no âmbito do risco de transição:
- Novas políticas climáticas a que as empresas têm de aderir
- Tecnologias que se tornam obsoletas à medida que novas opções com menores emissões chegam ao mercado
- Aumento dos custos das matérias-primas
- Alterações nas preferências dos consumidores
Oportunidades relacionadas com o clima
Os combustíveis fósseis como o carvão, o petróleo e o gás são alguns dos que mais contribuem para o aumento das temperaturas climáticas devido aos gases com efeito de estufa que emitem. Os cientistas dizem que estas emissões precisam de ser reduzidas em quase metade até 2030 para evitar os piores impactos das alterações climáticas, tal como escrito pelas Nações Unidas.
Embora haja muito a melhorar para atingir este objetivo, os países, empresas e indivíduos estão a trabalhar no sentido de uma emissão líquida zero de carbono, criando cada vez mais oportunidades de investimento. Estas oportunidades de investimento relacionadas com o clima inserem-se na categoria de investimentos ambientais, sociais e governamental (ESG). Aqui estão algumas a considerar:
- Soluções de adaptação climática incluindo tudo, desde aparelhos de ar condicionado altamente eficientes até comportas para proteger cidades vulneráveis a inundações à medida que o nível do mar sobe até à tecnologia de captura de carbono.
- O investimento em energias renováveis é crítico no meio da crise climática. As fontes de energia renováveis incluem energia eólica, solar, geotérmica, hidroelétrica e biomassa. Anteriormente, as fontes de energia renováveis eram mais caras do que as tradicionais, mas os preços desceram significativamente ao longo do tempo. O recente aumento dos preços dos combustíveis fósseis irá também encorajar investimentos em energias renováveis, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
- A eletrificação do consumo de energia nos transportes, aquecimento e processos industriais está a tornar-se mais popular e ajuda a combater a utilização de combustíveis fósseis. Pense, por exemplo, em veículos elétricos, pontos de carregamento, baterias eficientes, tecnologias de armazenamento de energia e atualizações nas redes de energia.
Como investir tendo em conta o clima
Para além das oportunidades de investimento acima mencionadas que estão a surgir à medida que as economias avançam para opções de baixo carbono, abaixo estão mais algumas dicas sobre como se pode investir tendo em conta o clima.
Diversifique a sua carteira
Se a sua carteira estiver cheia de ações 'castanhas', empresas com pegadas de carbono elevado, pode considerar adicionar-lhe algumas ações 'verdes' sustentáveis. Neste caso, está a ajudar a financiar empresas amigas do ambiente e a distribuir o risco climático e a diversificar a sua carteira.
Investigue os ETFs centradas no clima
Existem muitos fundos negociados em bolsa (ETFs) que ou investem em empresas de energia limpa ou seguem índices que se centram nas energias renováveis.
Faça a sua pesquisa
Quando se pensa nos maiores responsáveis pela poluição, as empresas tradicionais de energia podem vir à mente. Mas empresas de outros sectores representam também uma parte do problema. Por exemplo, seis grandes bancos, incluindo JP Morgan Chase, Citi, Wells Fargo, Bank of America, Morgan Stanley e Goldman Sachs, representaram 29% de todo o financiamento de combustíveis fósseis identificado em 2021.
É, portanto, sensato analisar realmente as empresas em que está a investir, se o investimento climático está de acordo com os seus valores ou se o risco climático é algo que se tem em conta quando se faz um investimento. Uma forma de olhar para o impacto de uma empresa sobre o clima é com a pontuação ESG. Na plataforma DEGIRO, oferecemos gratuitamente classificações ESG da Refinitiv que incluem mais de 450 métricas. Pode encontrar a pontuação global ESG de uma empresa, a pontuação do seu pilar ambiental, e pontuações para todas as métricas que são tidas em consideração, tais como a percentagem-alvo de redução de emissões e o total de energia renovável adquirida e produzida.
Investindo com o DEGIRO
Queremos tornar o investimento acessível a todos, oferecendo investimentos com taxas incrivelmente baixas. Para mais detalhes, por favor visite a nossa página de comissões.
Ajudamo-lo a espalhar o seu risco, oferecendo-lhe o acesso a um dos maiores universos e bolsas. Pode influenciar o seu risco construindo uma carteira bem diversificada e espalhando os seus investimentos por diferentes tipos, regiões e sectores. Para uma visão geral dos produtos e bolsas que oferecemos, visite a nossa página "Mercados".
Abrir uma contaA informação contida neste artigo não foi redigida para fins de consultoria, nem pretende recomendar quaisquer investimentos. Por favor, esteja ciente de que os factos podem ter mudado desde que o artigo foi originalmente escrito. O investimento envolve riscos. Pode perder (uma parte) do seu depósito. Aconselhamo-lo a investir apenas em produtos financeiros que correspondam aos seus conhecimentos e experiência.
Fontes: Bloomberg, United Nations, S&P Dow Jones Indices, Diligent, Standard Chartered, Urban Insight, IMF, Russell Investments