No domingo 7 de março de 2017, na véspera do Dia Internacional da Mulher, apareceu uma misteriosa estátua em frente ao famoso "Bull of Wall Street". Acabou por ser uma menina, adornada com um vestido e um rabo-de-cavalo balançando, com as mãos à cintura a olhar desafiadoramente para cima para o touro. Ela chama-se "Fearless Girl" (Rapariga Sem Medo, em Português) e foi criada pela artista Kristen Visbal, encomendada pela agência de publicidade McMann e patrocinada pela gestora de ativos State Street Global Advisors.
A estátua, que desde do momento que foi transferida para um espaço diretamente em frente à Bolsa de Nova Iorque, fez parte de uma campanha da State Street para promover a igualdade de género nos negócios e o seu próprio compromisso com ela. Segundo a artista, a peça representa não só as ambições de uma empresa, mas também o movimento global das mulheres. Isto inclui a defesa da igualdade salarial entre mulheres e homens, dos direitos das mulheres e de mais mulheres em posições de poder. "Para o bem da sociedade", disse Visbal, "ela deve permanecer até que estes princípios se concretizem".
A pequena menina foi proclamada como um símbolo poderoso, e as pessoas ainda fazem fila ao lado da estátua para tirar fotografias. Mas a estátua também é controversa. Um blogger local chamou-lhe um exemplo de "feminismo corporativo falso". Então, quais eram exatamente as intenções por detrás desta escultura?
O Fundo State Street de Igualdade de Género
A State Street, com sede em Boston, é um dos maiores gestores de ativos do mundo, com $3.8 triliões sob gestão. A empresa utilizou a "Fearless Girl" em parte para promover um novo fundo de índice concebido para apoiar a diversidade de género em posições de liderança empresarial. Decidiram colocar a estátua em frente ao "Bull of Wall Street" para chamar a atenção para o teto de vidro que as mulheres da comunidade de Wall Street estão a tentar ultrapassar para alcançar a igualdade de salários e oportunidades de promoção. Tanto a State Street como a artista fizeram um acordo para usar a estátua para promover uma série de "Objectivos de Diversidade de Género".
Será que a State Street cumpriu a sua própria promessa?
Em Setembro, alguns meses após a construção da estátua, a mesma empresa foi acusada pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos de discriminar sistematicamente mulheres e empregados negros através de práticas salariais injustas e a State Street concordou em pagar cinco milhões de dólares em indemnizações por estas reivindicações. A State Street emitiu uma declaração rejeitando as conclusões e análises do governo, mas disse que mesmo assim estava a cooperar. O acordo fez com que as pessoas questionassem as intenções da State Street por detrás da "Fearless Girl": a iniciativa veio precisamente quando a empresa estava preocupada com o efeito das alegações de discriminação na sua reputação. Uma das manchetes de notícias da CNN: "Estranho! A empresa por detrás da 'Fearless Girl' resolve disputa salarial entre géneros".
Quebrar tetos de vidro
Quatro anos depois, em 2021, a State Street Global Advisors colocou vidros partidos à volta da estátua como um novo símbolo de progresso para alcançar os objectivos de igualdade de género, e a placa diz: "Tetos de vidro partidos hoje são os alicerces do amanhã". A Rapariga Sem Medo continua a promover a importância das mulheres em posições de liderança e o seu impacto no meio corporativo.

Investir na igualdade de género
A igualdade de género é algo que te interessa e em que queres investir? Podes fazê-lo investindo em empresas que estão empenhadas na igualdade de género. Há várias maneiras de o fazer, mas estas são as duas mais fáceis:
Investir num ETF de Igualdade de Género
Um ETF é um fundo que te permite comprar partes de ações, todas juntas num único cesto. Podes escolhê-los por temas como sustentabilidade, ou IA, mas também igualdade de género!
Na nossa plataforma, por exemplo, encontrarás estes ETFs:
-
UBS (Irl) ETF plc-Glbl Gndr Equal (IE00BDR5GV14)
Este ETF, com o símbolo apropriado 'GENDER', investe no Solactive Equileap Global Gender Equality 100 Leaders Net Total Return Index. Este índice segue as principais empresas internacionais de igualdade de género. As empresas que obtêm a fatia maior das suas receitas pelo negócio de armas controversas, jogos de azar, exploração de tabaco ou carvão e produção de energia estão excluídas. Leia mais sobre o que são ETFs.
-
Lyxor Global Gender Equality (LU1691909508)
Este ETF também tem um símbolo bastante apropriado em alguns mercados, nomeadamente 'ELLE'.
Investir com a pontuação ESG
Na nossa plataforma, encontrarás uma pontuação ESG para cada empresa. Isto significa "Environmental, Social and Governance" (Ambiente, Social e Governamental). Esta pontuação fornece uma visão sobre o desempenho das empresas nestas áreas. A igualdade de género faz parte do pilar Social, o "S" no ESG. Para a encontrar, vai a uma ação na aplicação, carrega 'ESG Risk Ratings' e vê a composição da ação. A igualdade de género insere-se na rubrica "Força de trabalho", que determina o S-score, a par de fatores como "Direitos Humanos". No pilar da Governação, também podes ver o 'CSR Strategy Score', do qual faz parte a igualdade de género no seio do conselho. Desta forma, podes investir conscientemente o teu dinheiro em empresas que representam os teus valores. Isto também é chamado de investimento de impacto.
Investindo com a DEGIRO
Queremos tornar o investimento acessível a todos, oferecendo investimentos com taxas incrivelmente baixas. Para mais detalhes, por favor visita a nossa página de comissões.
Ajudamos-te a espalhar o teu risco, oferecendo-te o acesso a um dos maiores universos e bolsas. Podae influenciar o teu risco construindo uma carteira bem diversificada e espalhando os teus investimentos por diferentes tipos, regiões e setores. Para uma visão geral dos produtos e bolsas que oferecemos, visita a nossa página “Mercados”.
Abra uma contaA informação contida neste artigo não foi redigida para fins de consultoria, nem pretende recomendar quaisquer investimentos. Por favor, esteja ciente de que os factos podem ter mudado desde que o artigo foi originalmente escrito.
O investimento envolve riscos. Pode perder (uma parte) do seu depósito. Aconselhamo-lo a investir apenas em produtos financeiros que correspondam aos seus conhecimentos e experiência.
Fontes: The New Yorker, Refinitiv, State Street Global Advisors, Bloomberg