Como as implicações da pandemia da COVID-19 tiveram um impacto negativo em muitas empresas a nível mundial, algumas empresas podem já ter ou irão reduzir os dividendos este ano. As empresas normalmente cortam os dividendos como forma de conservar o capital, o que pode ser necessário especialmente durante os períodos de recessão económica. No âmbito do S&P 500, 12 empresas cortaram ou reduziram os pagamentos de dividendos a partir de 30 de março de 2020. Enquanto algumas cortaram os dividendos, um grupo de empresas dentro do S&P 500, conhecido como aristocratas dos dividendos, deverá aumentar os pagamentos tal como o tem feito pelo menos nos últimos 25 anos consecutivos.
Aristocratas dos dividendos
Em 2005, a empresa-mãe do índice S&P 500, S&P Dow Jones Indexes, lançou um índice que rastreia os constituintes do S&P 500 que aumentaram os pagamentos de dividendos durante 25 anos consecutivos. O índice chama-se S&P 500 Dividend Aristocrats e, portanto, as empresas dentro desta referência são referidas como os Aristocratas dos dividendos . A partir de 3 de abril de 2020, existem 66 empresas incluídas no índice S&P 500 Dividend Aristocrats.
Critério Dividend Aristocrats
Os índices S&P Dow Jones estabeleceram certos critérios para que uma empresa seja considerada Aristocrata de Dividendos e incluída no seu índice correspondente. Os quatro requisitos são:
- Ser um constituinte no índice S&P 500
- Ter aumentado o montante total de dividendos por ação durante um mínimo de 25 anos consecutivos
- Ter uma capitalização de mercado ajustada ao free-float de pelo menos 3 mil milhões de dólares
- Ter um valor médio diário negociado de pelo menos 5 milhões de dólares por três meses antes da data de referência do reequilíbrio
Topo do mercado dos Aristocratas dos Dividendos através da DEGIRO
Das empresas dentro do S&P 500 Dividend Aristocrats, as cinco primeiras são negociadas através da DEGIRO:

The Coca-Cola Company
O Aristocrata dos Dividendos no topo da lista é uma empresa que provavelmente conhece, a Coca-Cola. É a maior empresa de bebidas não alcoólicas e tem mais de 500 marcas em 200 países e territórios. Algumas das suas marcas mais conhecidas incluem a Sprite, Schweppes e Costa. A Coca-Cola é uma reconhecida ação que distribui dividendos, uma vez que aumentou os dividendos durante 58 anos consecutivos.
A Coca-Cola divulgou os seus resultados do primeiro trimestre de 2020 em abril e reportou uma diminuição de 1% nas receitas do mesmo trimestre do ano anterior. Embora isso possa não parecer muito mau considerando os impactos da COVID-19, a empresa espera ver um impacto mais significativo nas receitas no segundo trimestre. Os canais de restauração tais como restaurantes e bares, representam cerca de metade das receitas da empresa em circunstâncias normais. Em abril, a Coca-Cola afirmou ter sofrido um declínio global de volume de aproximadamente 25%, a maioria dos quais proveniente dos canais de restauração. No entanto, a Coca-Cola está otimista em relação ao segundo semestre de 2020.
ExxonMobil Corporation
O segundo Aristocrata dos Dividendos mais negociado é a ExxonMobil. A ExxonMobil é uma gigante produtora de energia e produtos químicos e é uma das maiores empresas petrolíferas do mundo. A empresa opera sob quatro marcas: Esso, Exxon, Mobil e ExxonMobil Chemical.
Semelhante à Coca-Cola, a ExxonMobil tem uma longa história de dividendos, aumentando os montantes de pagamento nos últimos 37 anos. Embora a ExxonMobil tenha dito que irá reduzir os gastos de capital em 30% para 2020 com os preços do petróleo e a procura em baixa no meio do coronavírus, o CEO Darren Woods disse que a empresa está empenhada em manter o seu dividendo.
AT&T Inc.
Em terceiro lugar está a AT&T, a maior empresa de comunicações do mundo em termos de receitas. Opera em quatro segmentos de negócio: AT&T Communications, WarnerMedia, AT&T Latin America e Xandr. Mesmo com as incertezas que rodeiam o coronavírus, a AT&T também afirmou que está empenhada nos seus dividendos e que os aumentou nos últimos 35 anos.
Como a maioria das empresas, a AT&T teve de fazer ajustamentos em resposta às implicações do coronavírus. Por exemplo, a empresa cancelou o seu plano de compra acelerada de ações no valor de 4 mil milhões de dólares e ajustou a sua afetação de capital. A AT&T disse que ao fazer isto, poderá continuar a investir em áreas de crescimento incluindo 5G, banda larga e a sua próxima plataforma de streaming HBO Max.
3M Company
Em quarto na nossa lista está a 3M. A empresa tem uma longa história de dividendos, uma vez que aumentou os pagamentos durante 62 anos consecutivos. A 3M fabrica produtos industriais, de segurança e de consumo. Faz tudo, desde fitas adesivas a ferramentas dentárias. Algumas das suas marcas incluem Post-it, Scotch e Command.
As vendas da 3M aumentaram 2,8% no 1º Trimestre de 2020. Isto é parcialmente atribuído ao aumento da procura de produtos de segurança pessoal durante este período. Até agora, tem sido um fator-chave na produção de materiais e equipamento necessários para combater a COVID-19, incluindo respiradores e máscaras N95. Dada a diversidade dos negócios e produtos da 3M, o impacto financeiro da COVID-19 tem tido efeitos variados em diferentes partes da sua carteira.
Johnson & Johnson
Por último, mas não menos importante, a Johnson & Johnson, que tem aumentado os pagamentos de dividendos durante 58 anos consecutivos. A empresa produz dispositivos médicos e produtos farmacêuticos e de consumo embalados. Marcas como a Neutrogena, Tylenol e Listerine caem sob o seu leque de produtos.
Tal como a 3M, a Johnson & Johnson também registou um crescimento positivo nas vendas durante o primeiro trimestre, com um aumento de 3,3% em relação ao ano anterior. As divisões Farmacêutica e de Saúde do Consumidor da empresa, em particular, ajudaram a reforçar as vendas. A par de muitas outras, a Johnson & Johnson está a fazer esforços para combater o coronavírus. No final de março de 2020, anunciou um candidato principal à vacina COVID-19 juntamente com a Autoridade de Investigação e Desenvolvimento Avançado Biomédico (BARDA). Se os ensaios em humanos decorrerem como planeado em setembro de 2020, a Johnson & Johnson tem planos para produzir entre 600 e 900 milhões de doses da vacina até ao final do primeiro trimestre de 2021.
Investir através do DEGIRO
O investimento em ações que geram dividendos faz parte da sua estratégia de investimento? Está interessado em investir num Aristocrata de Dividendos? Há também vários ETFs disponíveis na plataforma que seguem os Aristocratas de Dividendos. As comissões para investir nestes ETFs podem ser encontradas aqui.
Se um produto que detém pagar um dividendo e a DEGIRO for notificada sobre o mesmo, este é mostrado na sua carteira na secção 'Dividendos futuros'. Após ser pago, a entrada na lista será removida dessa secção e o dividendo será pago. Um registo deste facto pode ser encontrado no seu extrato de conta na secção 'Atividade'. Uma vez pago um dividendo, este pode ser retirado ou reinvestido. Tenha em atenção que não oferecemos o reinvestimento automático de dividendos.
Os Aristocratas dos Dividendos têm um historial de pagamento e aumento do pagamento de dividendos, mas o pagamento de dividendos não é garantido. As empresas podem optar por suspender, reduzir ou eliminar os pagamentos de dividendos.
Abrir uma contaA informação contida neste artigo não é escrita para fins de consultoria, nem pretende recomendar quaisquer investimentos. Deverá estar ciente de que os factos podem ter mudado desde que o artigo foi originalmente escrito. O investimento envolve riscos. Pode perder (uma parte) do seu depósito. Aconselhamo-lo a investir apenas em produtos financeiros que correspondam aos seus conhecimentos e experiência.
Fontes: Bloomberg, S&P Dow Jones Indices, Investopedia, Motley Fool, Coca-Cola, Forbes, AT&T, 3M, Johnson & Johnson, ExxonMobil