O Vanguard Group é um dos principais gestores de activos do mundo.

Os ETF's da Vanguard mais transacionados em 2022

O Grupo Vanguard é um dos principais gestores de ativos do mundo. A empresa Americana é especialmente conhecida pelos ETFs que emite, mas também gere ativos dos fundos de pensões e seguradoras, por exemplo.

Um ETF é um produto financeiro que acompanha um índice, uma matéria-prima, uma obrigação ou uma seleção de produtos. Uma vez que, com um ETF está realmente a investir num "cesto" de diferentes produtos de investimento, está automaticamente a distribuir os seus investimentos, o que reduz o seu risco. Quer saber como são geridos e compostos os ETFs e quais os ETFs Vanguard que são mais frequentemente transacionados na nossa plataforma? Mostramos-lhe aqui.

Os ETFs da Vanguard mais transacionados

Vanguard S&P 500 ETF USD

Este é um ETF de distribuição onde o dividendo é pago ao comprador. O ETF é re-equilibrado trimestralmente para assegurar que o seu desempenho se mantém próximo do desempenho do índice.

Este ETF é o ETF da Vanguard mais transacionado na nossa plataforma. Como o nome deste ETF sugere, ele segue o índice S&P 500. Ao investir neste ETF, espalha o seu investimento pelas 500 maiores empresas dos EUA.

Vanguard FTSE All-World UCITS ETF USD Dis

Este ETF da Vanguard permite-lhe investir em empresas em todo o mundo. O ETF segue o índice FTSE All-World, que inclui empresas dos Estados Unidos, Japão, Reino Unido, China, Suíça, Canadá e França.

A taxa de encargos totais cobrada pela Vanguard para a ETF é de 0,22%, e o dividendo é pago aos accionistas.

Vanguard FTSE All-World UCITS ETF USD Acc

Este ETF global segue o mesmo índice que o ETF acima mencionada. A diferença é que o dividendo não é pago aos accionistas, mas sim reinvestido. Isto permite-lhe aumentar a sua posição dentro do ETF e alcançar um retorno mais elevado a longo prazo.

A taxa de de encargos totais cobrada pela Vanguard nesta ETF é também de 0,22%.

Vanguard FTSE All-World High Div Yield UCITS USD

Este Vanguard ETF segue o índice FTSE All-World High Div Yield. Ao contrário do índice mundial "normal", este índice centra-se em empresas que pagam uma percentagem relativamente elevada de dividendos.

Enquanto o índice FTSE All-World regista um total de 3.784 empresas (em 31 de maio de 2022), o índice FTSE All-World High Dividend Yield regista 1.781 empresas (em 31 de maio de 2022). Isto elimina bastantes empresas que não estão incluídas no índice All-World High Dividend Yield.

O dividendo é pago trimestralmente, e a taxa de encargos totais é de 0,29%.

Vanguard FTSE Emerging Markets UCITS ETF USD

Este Vanguard ETF segue o índice FTSE Emerging. Um índice que se concentra nas economias emergentes. As empresas incluídas neste índice são da China, Taiwan, Índia, Brasil, África do Sul e México. As economias emergentes podem experimentar um crescimento significativo a curto prazo.

A taxa de encargos totais deste ETF é de 0,29%.

Como é que a Vanguard cria um ETF?

Os ETFs são produtos de investimento que seguem um índice, por exemplo. Para acompanhar um índice com um produto composto, como um ETF, um gestor de activos deve pagar taxas de licenciamento ao emissor do índice. A IBEX 35, por exemplo, baseia-se em empresas cotadas na Bolsa de Valores de Madrid. Se a Vanguard quiser emitir um ETF baseado no IBEX 35, terá de assinar um acordo de licença com a Bolsa de Madrid.

O emissor do índice determina quais as empresas, matérias-primas, obrigações ou outros títulos que estão incluídos nos seus índices. Isto não significa que os editores de índices não estejam abertos a sugestões de gestores de activos. Em alguns casos, os índices são especialmente concebidos em consulta entre os emitentes de índices e os gestores de activos. Este é frequentemente o caso dos índices que acompanham um sector ou indústria específicos, se concentram num continente ou numa matéria-prima, ou promovem o investimento "ético" (por exemplo, ETFs verdes ou de "igualdade de género").

Ao criar o índice, um gestor de activos pode decidir se associa ao mesmo um ETF que seja de interesse para os investidores.

Reinvestir ou distribuir dividendos

Um gestor de activos, tal como a Vanguard, determina como o ETF irá gerir os dividendos. Um ETF de acumulação reinveste o dividendo que recebe, e um ETF de distribuição paga o dividendo aos investidores. O nome do ETF normalmente indica se é um ETF de acumulação (Acc) ou de distribuição (Dist). Este artigo explica a diferença entre a acumulação e a distribuição de ETFs.

ETFs físicos e sintéticos

Para criar um ETF, é necessário comprar ações ou utilizar estruturas negociadas em bolsa. Com um ETF físico, a Vanguard compra as ações de um índice. Com um ETF sintético, é criada uma estrutura negociada em bolsa, na qual o gestor de activos concorda com um terceiro (frequentemente um banco ou outra instituição financeira) que assumirá o valor das ações sem ser ele próprio proprietário das mesmas.

Que custos cobra a Vanguard por um ETF?

Os custos que a Vanguard incorre para gerir o ETF são transferidos para o comprador. Além disso, um gestor de activos quer naturalmente um bom retorno. Tomemos como exemplo o Vanguard S&P 500 UCITS ETF. A taxa de encargos totais (TET) deste ETF é de 0,07%. Isto significa que se investir 1.000 euros neste ETF, pagará à Vanguard 0,70 euros por ano.

A configuração de um ETF determina as taxas a pagar pela Vanguard. O objectivo de qualquer ETF é que o produto de investimento rastreie o valor de um índice. Em alguns casos, por exemplo, num ETF com igual ponderação, é necessário mais trabalho para reequilibrar constantemente as ações subjacentes. Nesse caso, a Vanguard irá cobrar um RPT mais elevado.

Comprar ETFs Vanguard na DEGIRO

Quer investir em ETFs da Vanguard? A nossa Seleção de ETFs Populares inclui vários ETFs Vanguard que podem ser adquiridos sem comissão. Só paga 1€ de taxa de manuseamento. A Seleção de ETFs Populares está sujeita a alterações e enquadra-se numa Política de Uso Justo. Podem aplicar-se custos de moeda, produto externo e taxas de spread.

Abrir uma Conta

A informação contida neste artigo não é redigida para fins de consultoria, nem pretende recomendar quaisquer investimentos. Deverá estar ciente de que os factos podem ter mudado desde que o artigo foi originalmente escrito. O investimento envolve riscos. Pode perder (uma parte) do seu depósito. Aconselhamo-lo a investir apenas em produtos financeiros que correspondam aos seus conhecimentos e experiência.

Voltar

Comece a investir em 10 lições

Academia do investidor academy

Comece hoje a investir

Abrir uma conta gratuita invest
backtotop

A sua viagem de investimentos começa aqui

Abra uma conta gratuita e junte-se a mais de 2,5 milhões de investidores na nossa plataforma de fácil utilização.

Abra a sua conta

Nota:
O investimento envolve riscos. Pode perder (uma parte) do seu capital investido. Aconselhamo-lo a investir apenas em produtos financeiros que correspondam ao seu conhecimento e experiência. Isto não é um conselho de investimento.

Queremos capacitar as pessoas no sentido de se tornarem nos melhores investidores que possam ser. Ao oferecer um universo de possibilidades e escolhas na nossa plataforma de fácil utilização, estamos a remover barreiras para tornar o investimento acessível a todos: principiantes ou experientes. Na DEGIRO tem acesso a uma grande variedade de produtos em mais de 50 bolsas globais para ter a liberdade de investir da forma que desejar. No nosso mundo, também mantemos uma boa relação qualidade/preço. Assim, sem comprometermos a nossa qualidade, segurança e gama dos nossos serviços de investimento, oferecemos taxas incrivelmente baixas. Dar prioridade às suas necessidades fez com que nos tornássemos na principal corretora a nível europeu. Os nossos mais de 2,5 milhões de clientes e mais de 90 prémios internacionais são a prova do nosso sucesso.