O ChatGPT tomou a Internet de assalto desde o seu lançamento em novembro de 2022. Alguns dizem que é sobrevalorizado, enquanto outros dizem que é revolucionário. Seja como for, esta tecnologia vai mudar muitas coisas, desde a forma como interagimos com o serviço ao cliente até à escrita de artigos em blogues como este. Irá também mudar a forma como interagimos com os motores de busca. Por exemplo, o Bing está a crescer em popularidade, desafiando o domínio de longa data do Google. Quem teria previsto isso? No final do artigo, entramos mais nesse espaço e em oportunidades de investimento, mas primeiro, damos-lhe alguma informação sobre o que precisa de saber sobre os chatbots de IA de que todos falam.
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é um chatbot IA (Inteligência Artificial) desenvolvido pela OpenAI. É um exemplo de IA generativa, uma classe de algoritmos e modelos de machine learning que pode gerar conteúdo novo e original com base nos dados introduzidos. Por outras palavras, utiliza IA para criar algo que não existia antes. Algumas plataformas de IA generativa podem criar novas imagens, música ou vídeos. O ChatGPT, por outro lado, cria texto em resposta a uma solicitação. Pode pedir ao ChatGPT para escrever qualquer coisa, desde uma piada a código para programadores.
A OpenAI lançou pela primeira vez o ChatGPT com o seu modelo IA GPT-3 (Generative Pretrained Transformer 3). No entanto, mais recentemente, lançou o GPT-4, a quarta iteração do software OpenAI e uma ferramenta ainda mais poderosa do que o GPT-3. Diz-se que o GPT-4 é mais preciso, criativo e colaborativo do que as versões anteriores, e pode mesmo analisar o conteúdo das imagens.
A popularidade do ChatGPT tem crescido a passos largos. Nos seus dois primeiros meses, já tinha acumulado mais de 100 milhões de utilizadores, tornando-a a aplicação do consumidor com o crescimento mais rápido da história, segundo a Reuters. Para comparação, o TikTok atingiu 100 milhões de utilizadores nove meses após o seu lançamento, e o Instagram levou dois anos e meio a atingir essa marca.
Como é que o ChatGPT funciona?
Que melhor forma de lhe dizer como funciona o ChatGPT do que perguntar ao próprio ChatGPT? Eis o que nos disse quando fizemos a pergunta:
"O ChatGPT é um modelo linguístico que utiliza uma técnica chamada aprendizagem profunda para compreender a linguagem natural e gerar respostas de tipo humano aos dados introduzidos pelos utilizadores. O modelo foi treinado num grande corpo de dados de texto, que inclui tudo, desde livros, artigos e websites a publicações nas redes sociais e conversas online. Uma vez formado, o ChatGPT pode gerar texto que é semelhante ao que aprendeu com os dados do treino.
O ChatGPT está constantemente a aprender e a evoluir à medida que processa mais dados e interage com mais utilizadores, o que lhe permite gerar respostas mais precisas e úteis ao longo do tempo".
O que é o Bard do Google?
Simplificando, Bard é a versão da Alphabet (a empresa mãe do Google) do ChatGPT. Tem muitas das mesmas funcionalidades com algumas diferenças. O Bard é construído sobre o modelo de aprendizagem da Alphabet chamado Modelo Linguístico para Aplicações de Diálogo (LaMDA), que utiliza a investigação atual tirada da Internet para as suas respostas. Em contraste, o ChatGPT é treinado em fontes até 2021, pelo que as suas respostas podem estar desatualizadas.
O que tem isto a ver com os motores de busca?
Nas últimas duas décadas, o Google tem dominado a indústria dos motores de busca. O "Google it" tornou-se mesmo uma frase comum que utilizamos quando nos é feita uma pergunta. Em novembro de 2022, o Google tinha uma quota de mercado de mais de 91% na categoria de pesquisa na Internet a nível mundial, em comparação com 2,95% para o Bing da Microsoft. Daí que nunca se peça a alguém que “Bing it”.
A introdução do ChatGPT, no entanto, abalou as coisas. A OpenAI tem o apoio da Microsoft. E a 7 de fevereiro, a Microsoft revelou uma nova versão do Bing, alimentada pela mesma tecnologia utilizada no ChatGPT. Isto fez com que os downloads da aplicação Bing aumentassem dez vezes em 24 horas, e o seu novo crescimento poderia ser muito rentável para a Microsoft. O CEO da Microsoft Satya Nadella disse que a Microsoft poderia ganhar mais 2 mil milhões de dólares em receitas de publicidade por cada 1% da quota de mercado que o Bing retira ao Google.
No dia seguinte ao lançamento do novo Bing pela Microsoft, a Alphabet saiu da toca ao realizar um evento para demonstrar o Bard, que planeia integrar no Google. Mas foi uma saída e um erro. As pessoas notaram uma resposta incorreta do chatbot, que, em parte, custou à Alphabet cerca de cem mil milhões em valor de mercado devido a uma queda no preço das suas ações.
O Bing ainda tem um longo caminho a percorrer até ao Google, mas o ambiente de pesquisa, tal como o conhecemos, está a mudar. Ainda estamos nos primeiros tempos da nova guerra de pesquisas, e só o tempo dirá quem sai por cima.
Como posso investir no ChatGPT e no Bard?
A OpenAI, proprietária do ChatGPT, é atualmente propriedade privada, pelo que ainda não se pode investir diretamente nela. Contudo, uma vez que a Microsoft é um grande investidor na empresa, ao investir nela poderá ganhar exposição indireta à OpenAI. Neste momento, não é claro se a OpenAI tem planos para fazer uma entrada na bolsa de valores. Pode também investir no Bard via Alphabet. Contudo, estas não são as duas únicas empresas neste espaço. Pode encontrar muitas outras empresas de IA para investir na nossa plataforma.
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Abre uma contaA informação contida neste artigo não foi redigida para fins de consultoria, nem pretende recomendar quaisquer investimentos. Por favor, esteja ciente de que os factos podem ter mudado desde que o artigo foi originalmente escrito. O investimento envolve riscos. Pode perder (uma parte) do seu depósito. Aconselhamo-lo a investir apenas em produtos financeiros que correspondam aos seus conhecimentos e experiência. A diversificação não garante lucro ou proteção contra perdas em mercados em declínio.
Fontes: Bloomberg, Digital Trends, Reuters, TechCrunch, Computerworld, The Verge, CNET, The Daily, Business Insider