Visão geral das ações de hidrogénio.

Ações de hidrogénio para investir em 2022

Como resultado da sustentabilidade global, o hidrogénio está no centro das atenções. Carros, camiões e outros veículos poderão vir a ser movidos a hidrogénio no futuro. O hidrogénio poderá mesmo ser uma solução para o aquecimento de edifícios. Mas será o hidrogénio também interessante para si como investidor e como pode investir nesta tecnologia em rápido desenvolvimento já em 2022? Explicamo-lo neste artigo.

O que é o hidrogénio?

O hidrogénio é uma molécula que é uma combinação de dois átomos de hidrogénio, i.e., H2. Há muito que é utilizado para uma variedade de processos industriais, tais como a produção de fertilizantes ou o fabrico de semicondutores.

Produção de hidrogénio cinzento

O hidrogénio é quase inexistente na Terra de forma natural. Tem de ser produzido. Um método comum de produção é o aquecimento de hidrocarbonetos a partir de petróleo ou gás com vapor. Isto requer combustíveis fósseis e liberta monóxido de carbono e uma pequena quantidade de dióxido de carbono. Este não é um processo de produção sustentável, razão pela qual este hidrogénio é também chamado de hidrogénio cinzento.

Hidrogénio azul e verde

Outro método de produção é baseado na eletrólise. Com a ajuda da eletricidade, as moléculas de água são divididas em hidrogénio e oxigénio. A eletricidade necessária para tal pode ser gerada de diferentes formas. A energia de uma central de gás ou de carvão pode ser utilizada. O hidrogénio assim produzido é também hidrogénio cinzento. Se o CO2 libertado na produção de eletricidade for capturado, é chamado hidrogénio azul. Naturalmente, a eletricidade também pode vir de fontes renováveis, tais como a energia solar ou eólica. O hidrogénio produzido nesse caso é chamado de hidrogénio verde.

Condução a hidrogénio

Uma célula de combustível permite a combinação de hidrogénio e oxigénio, gerando eletricidade com o único produto residual a ser água. Esta energia pode ser utilizada para alimentar um veículo, tal como um carro ou um camião.

Em comparação com um carro elétrico com uma bateria, um carro a hidrogénio tem várias vantagens. Um carro a hidrogénio pode viajar mais longe com um tanque cheio do que um carro elétrico com carga completa. Além disso, o enchimento com hidrogénio demora aproximadamente o mesmo tempo que o enchimento de um depósito de gasolina ou de gasóleo. Carregar a bateria de um carro elétrico demora muito mais tempo.

A desvantagem é que ainda não existe praticamente nenhuma infraestrutura de reabastecimento para automóveis a hidrogénio. Isto contrasta com a infraestrutura de recarga para carros elétricos que estão agora a ser rapidamente construídas na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo.

O carro a hidrogénio é, desde há muito tempo, uma grande promessa. O ex-presidente dos EUA George W. Bush, por exemplo, expressou a ambição, em 2003, de que o primeiro carro de um então recém-nascido pudesse ser um carro a hidrogénio. Isto não se tornou uma realidade, mas devido ao grande interesse na sustentabilidade e à importância que os governos lhe atribuem, o hidrogénio tem estado novamente no centro das atenções há já alguns anos.

Para além dos automóveis, muitos outros veículos poderiam mudar para o hidrogénio. Um exemplo é o transporte marítimo. Também já existem camiões que funcionam com hidrogénio. Fora do setor dos transportes, existem outras aplicações sustentáveis para o hidrogénio. Em indústrias que requerem temperaturas elevadas, o hidrogénio verde poderia ser uma forma de reduzir as emissões de CO2. As famílias que atualmente aquecem as suas casas com gás também poderiam mudar para o hidrogénio.

Desenvolvimento da procura de hidrogénio verde

Atualmente, cerca de 95% da produção mundial de hidrogénio continua a ser hidrogénio cinzento. Espera-se que isto mude rapidamente. A nível mundial, os governos comprometeram-se a uma rápida redução das emissões de CO2. Foram criados grandes programas de investimento, tanto na Europa como nos Estados Unidos, para o desenvolvimento e implantação de tecnologia sustentável. A China incluiu a indústria do hidrogénio no seu último plano quinquenal (2021-2025) como uma das seis indústrias do futuro.

O produtor de fertilizantes OCI, por exemplo, está a apostar fortemente no aumento do hidrogénio. A empresa, que tem uma cotação em bolsa em Amesterdão, pensa que a procura de hidrogénio verde irá aumentar dez vezes nos próximos dez anos. Ao mesmo tempo, a evolução tecnológica deverá reduzir para metade o preço do hidrogénio verde.

Investir em reservas de hidrogénio

O potencial do hidrogénio como uma alternativa aos combustíveis fósseis parece grande. Como resultado, pode ser interessante investir nele. Há várias formas de investir em ações de hidrogénio. Isto pode ser feito através da compra de ações de empresas individuais. Várias grandes empresas estão ativas na produção de hidrogénio ou nas células de combustível que podem alimentar veículos.

Uma vantagem importante das ações nestas grandes empresas é que elas também têm muitas outras atividades e, portanto, mais diversificação. Se a evolução for mais lenta do que o esperado, estas empresas sofrem menos. Listamos algumas.

Shell

O gigante da energia Shell tem vindo a investigar as possíveis aplicações do hidrogénio há décadas. A empresa tem toda a perícia interna e acredita que pode desempenhar um papel de liderança no desenvolvimento da economia do hidrogénio. Para além do hidrogénio, a Shell também investe em grande escala noutras tecnologias sustentáveis. Naturalmente, a Shell depende do petróleo e do gás para a grande maioria das suas vendas e lucros. Um investimento na empresa é, portanto, apenas uma pequena parte de um investimento em hidrogénio.

Air Liquide

A Air Liquide francesa é há muito tempo uma grande produtora de hidrogénio. A empresa tem cinquenta anos de experiência neste campo e tem um conhecimento único de toda a cadeia de valor do hidrogénio. A empresa quer tornar a produção de hidrogénio progressivamente mais sustentável. Desde 2020, tem aumentado os investimentos na mobilidade baseada no hidrogénio.

Toyota

O grupo japonês é um pioneiro no que diz respeito ao carro a hidrogénio. Foi o primeiro fabricante de automóveis a colocar um carro a hidrogénio em produção, o Toyota Mirai, em 2014. Pouco mais de dez mil deles foram vendidos, tendo sido recentemente lançada uma segunda geração do modelo. A Toyota tem grandes esperanças para a economia do hidrogénio. Começou a construir a Woven City no sopé do Monte Fuji, a montanha mais alta do Japão, em 2021. Esta é uma pequena cidade que funciona inteiramente com hidrogénio e que será uma espécie de campo de ensaio.

Hyundai

Um fabricante de automóveis que também está a trabalhar arduamente no hidrogénio é a empresa coreana Hyundai. A empresa pretende introduzir uma versão de hidrogénio de todos os seus modelos a partir de 2028. Para tornar isto possível, está a investir milhares de milhões no desenvolvimento e comercialização da tecnologia do hidrogénio.

Investir em reservas menores de hidrogénio

Outra abordagem é investir em empresas mais pequenas que se concentram puramente no desenvolvimento do hidrogénio como uma parte importante da transição energética. Isto implica, de facto, mais riscos. Se o desenvolvimento do hidrogénio acabar por ser menos rápido do que o esperado, estes tipos de empresas mais pequenas sofrerão mais. A evolução dos preços é também menos estável. Nos últimos anos, várias ações em empresas mais pequenas sofreram um forte aumento de preço devido ao aumento do interesse pelo hidrogénio. No entanto, o preço caiu novamente. Listamos uma série de exemplos destas empresas mais pequenas.

Powercell Sweden

Esta empresa sueca teve a sua origem na Volvo. Possui tecnologia patenteada de células de combustível que a coloca na vanguarda do desenvolvimento tecnológico. A empresa espera que o seu negócio cresca graças ao grande interesse pelo hidrogénio. Em 2020, a Powercell Sweden teve um volume de negócios anual de mais de 10 milhões de euros.

Ballard Power

A Ballard Power é um fabricante de células de combustível para uma variedade de aplicações, desde autocarros a navios. A empresa foi fundada em 1979 e está cotada na bolsa de valores desde 1993. A empresa realizou vendas de quase 104 milhões de dólares em 2020 e sofreu perdas de mais de 51 milhões de dólares.

Nel ASA

A empresa norueguesa Nel ASA tem várias tecnologias para permitir a transição para uma economia de hidrogénio. Fornece dispositivos para eletrólise, dividindo a água em hidrogénio e oxigénio, bem como equipamento para armazenamento e reabastecimento de hidrogénio. A empresa está cotada na Bolsa de Valores de Oslo.

Plug Power

Esta empresa americana oferece soluções completas de hidrogénio principalmente a grandes clientes empresariais. Plug Power tem, por exemplo, a Amazon, BMW e Boeing como clientes. Pode fornecer uma frota completa de veículos movidos a hidrogénio, mas também uma fonte de energia de emergência à base de hidrogénio para centros de dados. A empresa tornou-se pública em Nova Iorque em 1999.

FuelCell Energy

FuelCell Energy concentra-se nas grandes instalações para produzir eletricidade a partir do hidrogénio com uma célula de combustível. Tem como clientes fornecedores de energia, universidades, municípios e outras agências governamentais. Para além de uma instalação nos Estados Unidos, a FuelCell Energy tem também uma instalação na Alemanha. A empresa está cotada na NASDAQ em Nova Iorque.

Investir em hidrogénio com ETFs

Para além de investir em ações individuais, também pode investir num cabaz de ações de hidrogénio através de ETFs (Exchange Traded Funds). Desta forma, investe de uma só vez num grande número de empresas que respondem ao desenvolvimento do hidrogénio. Um exemplo de uma ETF com ações de hidrogénio é a L&G Hydrogen Economy (IE00BMYDM794).

Investir através da DEGIRO

Queremos tornar o investimento acessível a todos, oferecendo investimentos com taxas incrivelmente baixas. Para detalhes, por favor visite a nossa página de Comissões.

Ajudamo-lo a diversificar o seu risco, oferecendo-lhe o acesso a um dos maiores universos e bolsas. Pode influenciar o risco a que se expõe construindo uma carteira bem diversificada e espalhando os seus investimentos por diferentes tipos, regiões e setores. Para uma visão geral dos produtos e bolsas que oferecemos, por favor visite a nossa página Mercados.

Abrir uma conta

A informação contida neste artigo não é redigida para fins de consultoria, nem se destina a recomendar investimentos. O investimento vem com riscos. Pode perder (parte) do seu investimento. Aconselhamo-lo a investir apenas em instrumentos financeiros que correspondam aos seus conhecimentos e experiência.

Fontes: Shell, EIA, OCI, OCI, Nikkei

Voltar

Comece a investir em 10 lições

Academia do investidor academy

Comece hoje a investir

Abrir uma conta gratuita invest
backtotop

A sua viagem de investimentos começa aqui

Abra uma conta gratuita e junte-se a mais de 2,5 milhões de investidores na nossa plataforma de fácil utilização.

Abra a sua conta

Nota:
O investimento envolve riscos. Pode perder (uma parte) do seu capital investido. Aconselhamo-lo a investir apenas em produtos financeiros que correspondam ao seu conhecimento e experiência. Isto não é um conselho de investimento.

O investimento envolve riscos.

icon_close

Queremos capacitar as pessoas no sentido de se tornarem nos melhores investidores que possam ser. Ao oferecer um universo de possibilidades e escolhas na nossa plataforma de fácil utilização, estamos a remover barreiras para tornar o investimento acessível a todos: principiantes ou experientes. Na DEGIRO tem acesso a uma grande variedade de produtos em mais de 50 bolsas globais para ter a liberdade de investir da forma que desejar. No nosso mundo, também mantemos uma boa relação qualidade/preço. Assim, sem comprometermos a nossa qualidade, segurança e gama dos nossos serviços de investimento, oferecemos taxas baixas. Dar prioridade às suas necessidades fez com que nos tornássemos na principal corretora a nível europeu. Os nossos mais de 2,5 milhões de clientes e mais de 90 prémios internacionais são a prova do nosso sucesso.