O que é uma OPI?

Uma oferta pública inicial (OPI) é quando uma empresa privada oferece ações ao público numa nova emissão de ações. As ações recentemente emitidas começam então a ser negociadas numa bolsa de valores, tal como a Bolsa de Nova Iorque (NYSE) ou a Euronext Amsterdam.

Porque é que as empresas querem ir a público?

Uma empresa pode ir a público de várias maneiras, dependendo dos seus objetivos. A forma mais comum é através de uma OPI, mas as empresas também se podem tornar públicas através de uma listagem direta ou de uma Empresa de Aquisição de Fins Especiais (SPAC). Aqui, analisamos os prós e os contras de uma empresa se tornar pública através de uma OPI.

Vantagens de ir a público

As OPI são uma forma popular das empresas se tornarem públicas, e há razões para isso:

  • Angariação de capital: A principal vantagem de ir a público é angariar capital. Quando as empresas querem angariar capital, pode ser para muitas coisas, tais como financiar investigação e desenvolvimento, contratar novos empregados, reduzir a dívida, adquirir outras empresas e muito mais.
  • Reputação: Tornar-se pública pode ser bom para a reputação e credibilidade de uma empresa. Não só dá muita atenção e cobertura a uma empresa, como também as empresas têm de cumprir os requisitos para serem cotadas numa bolsa de valores e divulgar certas informações, tais como relatórios financeiros. Como resultado, muitas pessoas confiam mais nas empresas públicas.

Desvantagens de ir a público

Embora existam vantagens de ir a público, existem também desvantagens. Algumas delas são:

  • Relatórios financeiros: As empresas públicas têm de divulgar muita informação aos investidores. Por exemplo, as empresas têm de cumprir os relatórios financeiros periódicos, o que pode ser difícil, oportuno e dispendioso.
  • Custos elevados: O processo OPI não é um processo barato. As empresas têm tipicamente de contratar advogados, banqueiros de investimento, contabilistas e consultores externos. Um dos maiores custos envolvidos numa OPI são os honorários do subscritor, que podem variar entre 4% e 7% das receitas brutas da OPI.
  • Pressão de desempenho: Quando uma empresa se torna pública, há pressão para ter um bom desempenho, e as estratégias de crescimento a longo prazo podem vir em segundo lugar, uma vez que os investidores querem ver resultados no curto prazo.

Como funciona uma OPI?

Antes de uma empresa emitir uma OPI, tem menos investidores, tais como amigos, família, capitalistas de risco, investidores-anjo, etc. Assim que uma empresa passa por uma OPI e o público pode comprar ações da empresa, o público torna-se, portanto, proprietário parcial da empresa.

Tornar-se público através de uma OPI pode ser um processo moroso e caro. As empresas que escolhem esta via normalmente contratam um subscritor, tal como um banco de investimento, para as ajudar no processo, incluindo a fixação de um preço inicial para a oferta e a determinação do número de ações a serem vendidas. Uma vez estabelecido o preço inicial, o subscritor emite ações para os investidores, e as ações começam a ser negociadas numa bolsa de valores.

Note-se que o preço inicial (preço OPI) difere do preço que começa a ser negociado. O preço da OPI é fixado antes da OPI e é o preço que os investidores que participam na OPI pagarão por ação. Para atrair investidores, este valor é tipicamente mais baixo do que o que os analistas que fixam os preços avaliam que as ações irão valer no mercado aberto. Na maioria dos casos, os investidores de retalho não têm a oportunidade de participar na OPI e só podem comprar ações quando começam a negociar na bolsa. Este preço depende da procura das ações quando estas começam a ser negociadas. As OPI de alto perfil tendem a experimentar volatilidade quando atingem o mercado.

Como responder a uma OPI como investidor

Quando uma empresa mais conhecida se torna pública, é importante que a sua investigação considere a saúde financeira da empresa, em vez de seguir a moda dos meios de comunicação social. Um recurso que pode utilizar é o prospeto da empresa, que é um documento que todas as empresas que vão a público têm de publicar. Inclui informação sobre o seu negócio, registos financeiros, projeções futuras, riscos e muito mais.

O investimento em OPI tende a ser arriscado e de natureza especulativa. Por conseguinte, deve sempre considerar o seu plano de investimento antes de tomar uma decisão de investimento. Os preços de uma OPI são estimativas, e não é raro que o preço da ação no final do primeiro dia de negociação no mercado após a OPI seja muito inferior ou superior ao preço da OPI. Alguns investidores podem esperar para investir em OPIs para ver como se comportam nos seus primeiros dias ou meses no mercado para melhor determinar o valor da empresa.

Investir em OPIs através da DEGIRO

Na DEGIRO, pode investir em OPIs assim que estas começarem a negociar no mercado. Na secção da agenda dentro da plataforma, existe um separador para OPIs, onde pode encontrar OPIs passadas ou que começarão a ser negociados no dia. Pode também ficar atento às próximas OPIs nas notícias ou consultar o nosso blogue para descobrir algumas das OPIs mais aguardadas de 2022.

Em alguns casos, somos capazes de oferecer aos nossos investidores a oportunidade de participar em algumas OPIs dos EUA. Iremos informá-lo com uma mensagem com detalhes sobre a OPI e instruções sobre como subscrever no Webtrader quando tal acontecer.

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