O que significa capitalização de mercado?

A capitalização de mercado, ou market cap, é o valor total em dólares das ações em circulação de uma empresa cotada na bolsa. Quando as empresas recebem o rótulo 'mais valiosa do mundo', é em termos de capitalização de mercado. É uma métrica utilizada relativamente à dimensão de uma empresa, que pode ser útil na criação de planos e estratégias de investimento.

Para calcular a capitalização de mercado de uma empresa, basta multiplicar o número total de ações em circulação pelo preço atual de mercado de uma ação. Por exemplo, se a empresa XYZ tem 50 milhões de ações em circulação e as ações estão atualmente a ser negociadas a $10 por ação, a sua capitalização de mercado é de $500 milhões.

Capitalização de mercado = preço atual por ação x número de ações em circulação

Um equívoco comum é que as empresas com preços de ações mais elevados valem mais. Em comparação com o exemplo acima, digamos que a empresa XYZ tem 10 milhões de ações em circulação e as ações estão a negociar a $20 por ação, o seu limite de mercado é então de 200 milhões de dólares. Assim, embora as ações tenham o dobro do preço, a valorização da empresa é inferior.

Quando uma empresa privada oferece uma oferta pública inicial (OPI), é quando é estabelecido o seu primeiro valor de capitalização de mercado. Nesta fase, normalmente, os bancos de investimento calculam o valor de uma empresa e definem o número de ações a oferecer e o preço por ação. Após a empresa começar a negociar na bolsa, o seu limite de mercado flutua em função dos preços das ações, ditados pela oferta e procura, e das alterações no número de ações em circulação.

Categorias de limites de mercado

As empresas estão tipicamente agrupadas numa das categorias abaixo com base na sua capitalização de mercado:

  • Grande Capitalização (Large-cap): As ações de grande capitalização têm um limite de mercado de $10 mil milhões ou superior. Algumas especificam ainda empresas com um limite de mercado de $200 mil milhões ou superior como mega-cap. As empresas de grande capitalização estão tipicamente estabelecidas, sendo líderes nas suas indústrias. As grandes empresas têm geralmente os recursos financeiros para se manterem melhor em períodos de recessão económica e são menos voláteis, pelo que tendem a ser consideradas menos arriscadas do que as de média e pequena capitalização. São também mais propensas a pagar dividendos aos acionistas. Por outro lado, algumas empresas já experimentaram o seu período de crescimento máximo e, por conseguinte, podem ver rendimentos menores a curto prazo em comparação com as de média e pequena capitalização.
  • Média Capitalização (Mid-cap): As empresas de média capitalização são as que têm um limite de mercado entre $2 mil milhões e $10 mil milhões. As empresas desta categoria estão geralmente a experienciar ou têm probabilidade de experienciar um crescimento. Podem ser consideradas como tendo mais potencial de crescimento do que as grandes empresas e menos risco do que as pequenas empresas.
  • Pequena Capitalização (Small-cap): As empresas de pequena capitalização têm um limite de mercado entre $300 milhões e $2 mil milhões. Algumas também definem empresas nesta categoria como micro-cap (capitalização de mercado entre $50 milhões e $300 milhões) e nano-cap (limite de mercado inferior a $50 milhões). As ações de pequena capitalização tendem a ter um potencial de crescimento significativo à custa de um risco mais elevado. Isto porque estas empresas são tipicamente mais jovens e os seus modelos de negócio ainda não passaram o teste do tempo.

Fatores que têm impacto na capitalização de mercado

Uma vez que a capitalização de mercado depende dos preços atuais das ações e do número de ações em circulação, qualquer fator que tenha impacto pode, por sua vez, afetar a capitalização de mercado de uma empresa. Os preços das ações flutuam constantemente em função da oferta e da procura no mercado de ações. Por conseguinte, as capitalizações de mercado não são estáticas.

Em relação ao número de ações em circulação, a capitalização de mercado de uma empresa mudará se esta emitir novas ações ou comprar algumas delas de volta. O mesmo se aplica ao exercício de warrants sobre uma ação, uma vez que, neste caso, são emitidas novas ações.

Embora os desdobramentos de ações tenham impacto tanto nos preços das ações como no número de ações em circulação, isto normalmente não afetará a capitalização de mercado de uma empresa. Por exemplo, um desdobramento de ações 2 por 1 irá duplicar o número de ações em circulação, mas irá reduzir o preço das ações para metade. Por conseguinte, o efeito é compensado.

Porque é que a capitalização de mercado é importante?

Conhecer a capitalização de mercado de uma empresa pode ser útil quando se cria um plano de investimento e se toma decisões de investimento. Os seus objetivos de investimento, tolerância ao risco, e horizonte temporal devem ser específicos à sua situação pessoal e financeira. Por exemplo, se tiver um horizonte de investimento mais longo e estiver disposto a assumir mais riscos na esperança de maiores rendimentos, poderá investir em mais empresas de pequena ou média capitalização.

A capitalização de mercado também pode ajudar a diversificar a sua carteira. Ter uma variedade de empresas na sua carteira com diferentes capitalizações de mercado pode ajudar a distribuir o risco. Mas a capitalização de mercado é apenas um aspeto a ter em conta ao tentar alcançar uma carteira diversificada. Por exemplo, também pode investir em empresas de diferentes setores ou países, ou investir noutros produtos financeiros, tais como ETFs e obrigações, em vez de investir exclusivamente em ações.

É importante notar que embora a capitalização de mercado possa fornecer uma ideia geral do nível e dimensão de risco de uma empresa, não é o único indicador. Por exemplo, as ações podem ser sobrevalorizadas ou subvalorizadas pelo mercado, o que significa que o preço que os investidores estão dispostos a pagar pode ser mais ou menos do que o valor real da empresa. Por conseguinte, é aconselhável fazer mais investigação sobre as finanças de uma empresa para determinar a saúde da empresa antes de investir.

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